domingo, 29 de março de 2009

PÁSCOA

A festa da páscoa é uma das mais importantes celebrações do calendario liturgico da Igreja, pois marca a ressurreição de Cristo e sera celebrada neste ano de 2009 no dia 12 de abril. Junto com essa tradicional festa,existem varios simbolos, como o ovo e o coelho e também os simbolos religiosos, como:
CIRIO PASCAL, CRUZ, PÃO E O VINHO E O CORDEIRO, mas afinal o que esses simbolos rep´resentam?
A CRUZ traduz ao mesmo tempo, sofrimento e ressurreição. No conselho de Nicéia em 325 a.c, Constantim decretou a cruz como simbolo oficial do cristianismo. Então não é somente da Páscoa, mas o simbolo primordial da fé católica.
O CORDEIRO simboliza Cristo, que é o Cordeiro de Deus ese sacrificou em favor de todo o seu rebanho.
O PÃO E O VINHO na ceia do Senhor, Jesus escolheu o pão e o vinho para dar vazão ao seu amor, representando o seu corpo e sangue, eles são dados aos seus discipulos, para celebrar a vida eterna.
O CÍRIO é a grande vela que se acende no sábado de aleluia quer dizer, "CRISTO, A LUZ DOS POVOS". Alfa e Omega nela gravadas querem dizer:"DEUS É O PRINCIPIO E O FIM DE TUDO".
O OVO simboliza o nascimento, a vida que retorna. O costume de presentear as pessoas na épocada´Páscoa com ovos de chocolate orenamentadas e coloridos na Antiguidade. Eram verdadeiras obras de arte. Os egpicios e persas costumavam tingir os ovos com as cores primaveris e davam a seus amigos. Os persas acreditavam que a Terra saíra de um ovo gigante. Os cristãos primitivos da Mesopotânia foram os primeiros a usar ovos coloridos na Páscoa. Em alguns países europeus, os ovos são coloridos para representar a alegria da ressurreição. Na Grã- Bretanha, costumava-se escrever mensagens e datas nos ovos dados aos amigos. Na Alemanha, os ovos eram dados as crianças junto de outros presentes na Páscoa. Na Armênia decoravam ovos ocos com retratos de Cristo, da Virgem Maria e de outras imagens religiosas Mas os ovos ainda não eram comestiveis, pelo menos como a gente conhece hoje, com todo aquele chocolate.
O COELHO atrdição do coelho da Páscoa foi trazida a América por imigrantes alemães em meados de 1700. O coelhinho visitava as crianças, escondendo os ovos coloridos que elas teriam de encontrar na manhã da Páscoa. Uma outra lenda conta que uma mulher pobre coloriu alguns ovos e os escondeu em um ninho para dá-los a seus filhos como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram o ninho, um grande coelho passou correndo. Espalhou-se então a estoria de que o coelho é que trouxe os ovos.
No antigo Egito, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. Alguns povos da Antiguidade o consideravam o simbolo da Lua. È possivel que ela tenha se tornado simbolo pascal devido ao fato de a lua determinar a data da Pascoa.
Mas o certo mesmo é que a origem da imagem do coelho na Páscoa esta na fertilidade que os coelhos possuem.

Nenhum comentário: